Transplante Capilar é a aposta para quem quer acabar com a calvície

Waldomiro neto

O problema, que afeta principalmente os homens, pode ser resolvido com uma técnica simples de cirurgia

A calvície é um problema que atinge homens e mulheres em todo o mundo, porém, a maior queixa relacionada à falta de cabelo parte da população masculina, que é a mais atingida pela calvície androgênica, causada pela herança genética do indivíduo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% da população masculina mundial terá algum grau de calvície antes de atingir os 50 anos de idade, no Brasil,  a Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo (SBEC), alerta que 42 milhões de pessoas sofrem com o problema. No mundo a calvície afeta cerca de 2 milhões de pessoas, apenas 5% são mulheres.

Os dados mostram como a questão é presente no cotidiano da sociedade, apesar de alguns considerarem charmosa a falta de cabelo, existem pessoas que chegam a enfrentar graves problemas de autoestima por conta disso. O método recomendado para àqueles que querem reestabelecer a capilaridade é o transplante capilar, também conhecido como implante capilar. A técnica vem se modernizando cada vez mais, proporcionando quase que totalmente a volta dos fios para os pacientes que optam pela cirurgia.

Atualmente existem dois procedimentos padrão para a realização da cirurgia: a FUT (Follicular Unit Transplantation), que consiste na retirada de uma faixa do couro cabeludo do paciente, que é posteriormente separada em folículos que serão reaplicados no paciente; e a  FUE (Follicular Unit Extraction), na qual os fios são individualmente extraídos, através de um tipo de bisturi. Por ser mais detalhista, o procedimento é limitado a 3 mil fios por sessão.

Para quem decidir por adotar o procedimento é preciso procurar assessoria médica especializada e sanar todas as dúvidas. No geral, após a cirurgia, o paciente permanece algumas horas em observação no hospital e depois é liberado para voltar para casa. A primeira lavagem dos fios acontece dois dias após a cirurgia, em casa.  É normal também que os fios implantados caiam, dando lugar a novos fios, os resultados aparecem por completo cerca de um ano após o implante.

Cuidados como tomar a medicação indicada, lavar os fios seguindo os cuidados recomendados e compressas com água gelada, são algumas atitudes que ajudam no processo de recuperação do paciente. O implante é feito por meio de cirurgia que dura, em média, quatro horas e o investimento varia entre 12 e 15 mil reais. Uma vez implantados, os fios não voltam a cair, já que não possuem em seu DNA a herança genética que enfraquece sua estrutura.